quinta-feira, 30 de agosto de 2012

# Questão 1

E aê pessoal!   o/    Vamos vamos a primeira questão da série Louvor e Adoração, lembrando que já tem um post aqui no blog chamado "Porque adorar a Deus?" que fala sobre o tema, e que vale uma olhada depois heheh   ....   bom vamos lá:








 É um pergunta básica e antes de qualquer coisa, devo dizer que não, não é o "estilo" musical chamado adoração que me refiro aqui, então vamos primeiro ver o ponto de vista da nossa dificil e complicada lingua portuguesa. No dicionario tem dois significados bem  interessantes, o primeiro é "Ação de adorar, prestar culto" e a segunda é "Amor extremo".
 Agora do ponto de vista biblico a palavra pode ser traduzida como serviço.

Vamos focar nos dois sentidos mais legais hehhe

Amor extremo e serviço.




Há uma frase do Mark Earey, um escritor americano que diz:
"A adoração não é um tempo separado na vida diária, 
ela é a própria vida diária".

É comum dizermos que adoração é o momento em que damos glória a Deus ou simplesmente o período em que cantamos, mas há um significado bem maior que um ato momentâneo. É algo continuo e diário.
Na biblia a palavra grega que traduzimos como adoração é "latreia" que pode ser traduzida tambem como serviço. E serviço pode ser confundido com tarefa ou atividade em si, mas é algo que vai além da ação, é algo que esta marcado no interior da pessoa que pratica o serviço, é a intenção, o porque de fazer aquilo. O grande problema da ideia de adoração hoje é que até inconscientemente fomos condicionados a praticar o serviço, que podemos incluir como orar, louvar e adorar, apenas na igreja ou em alguma reunião formal e isso gera um conflito entre SER e ESTAR.

Porque se entendemos que adoração é um serviço é necessário admitir que é preciso conhecer o Senhor, é preciso intimidade com Ele para saber o que fazer, qual serviço prestar e com Jesus não basta apenas ser um "freelancer" ou seja, trabalhar apenas quando houver interesse, é um serviço constante, diário. Por isso o risco em ESTAR e não de SER se torna torna tão comum. Mas quanto a esta questão de você SER em todos os lugares e ESTAR em apenas um, acho que a melhor forma de explicar é usar as palavra do João Alexandre que fala com muita propriedade sobre isso:


e enquanto a música dele vai tocando aí vamos continuar o nosso raciocínio      (^^ )

Por causa disso tudo, é realmente pláusivel a gente dizer que existe a possibilidade de louvar, tocar, servir sem estar adorando a Deus porque como já foi dito, a adoração não se remete simplesmente a ação em si, e sim no significado que esta ação tem dentro da pessoa que a faz. Adorar é viver lado a lado com a vontade de Deus e estar consciente disso.

Isso fica bem claro quando a gente lê João 4:23, e o legal deste texto é que a palavra traduzida como adoradores desse trecho é a palavra grega "proskyneo" que significa PROSTRAR-SE, logo se fossemos ler ao pé da letra este versiculo sairia algo assim:


"Os verdadeiros prostradores se prostrarão diante do Pai em espirito e em verdade".


o que cá entre nós, sustenta um significado todo especial a esse texto e nos mostra que adoração está intimamente ligada com render-se a vontade de Deus, a entender que somos criaturas criadas por Ele para adorá-lo.
 Deus criou o homem para que este tivesse comunhão com Ele de forma completa e sincera, mas o pecado afastou o homem de Deus pois Ele sendo perfeito em sua essência não poderia estar em intimo contato com o homem que agora é impuro e sujo pelo pecado. Jesus trouxe a nós a liberdade de retornar parte desta intimidade com Deus através da sua graça que nos purifica. Parte dela já que a comunhão completa e perfeita com Deus nós só teremos quando estivermos face a face diante Dele, mas até lá vamos continuar nosso pensamento aqui hehehe.

 Então a adoração esta cravada no ser humano como algo próprio de sua natureza, já que para isso fomos criados. E existe muito o que se adorar por aí como ídolos, cantores, músicos, objetos, status, posição social, enfim. Mas quando nos prostramos diante de Deus e voltamos à adorá-lo então nos sentimos completos e sem vazio dentro de nós já que passamos a executar verdadeira função para o qual fomos criados.


Bom concluindo a gente pode entender Adoração assim:

                                           
 ADORAÇÃO
   Vida preocupada na vontade de Deus
->Intimidade
->Dia-a-dia
->Entrega
->Busca



Se você quer ser um adorador legítimo é fácil.
Primeiro: colocar-se como servo e entregar-se à vontade de Deus. 
Segundo: tenha um devocional diário, um tempo para orar, ler a Biblia para conhecer melhor ao Senhor
Terceiro: busque aprender a ouvir a voz de Deus, assim receberá as demais instruções direto da fonte  hehe





É isso, em breve a continuação com mais uma questão da série!
Abrçs o/




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nova série!!

E aê pessoal \o/


Vou começar uma nova série de posts aqui no blog com um tema muito interessante que é extremamente importante na vida cristã e resolvi compartilhar informações de uma maneira sólida e descontraída sem perder a seriedade, claro.

 Pretendo falar sobre Louvor e Adoração


E a princípio os posts serão respostas a 10 perguntas (talvez mais, talvez menos heheh porque até agora preparei 6 bem interessantes passar disso vai depender de muita coisa, veremos heheh)

Bom, o que defini é que farei pelo menos um post por semana sobre esse assunto, por essa semana talvez eu faça mais de um, mas definido mesmo vai ser toda sexta a noite que postarei aqui.

Então é isso, até sexta já deixarei um post (ou dois, vamos ver) pra leitura de quem se interessa por esse assunto.