domingo, 2 de setembro de 2012

#Questão 2

Mais um episodio da série agora com mais uma questão  \o/







Como de costume vamos começar pelo significado do dicionario pra termos uma ideia bacana:
 Louvor significa enaltecer, bendizer, glorificar, aplaudir.
Na biblia a gente tem algumas palavras no antigo testamento em hebraico que são:

hãlal -> fazer ruído
yãdhâ -> ações, gestos que acompanham o louvor
zãmar -> música tocada acompanham e louvor

e no novo testamento as palavras em grego para louvor são:
eucharistein -> agradecer
eulogein -> bendizer

De primeiro a gente percebe que no antigo testamento existe uma visão de expressão muito mais fisica enquanto que no novo testamento é mais intimo, mais subjetivo. Claro que essa divisão mostra-nos a liberdade que possuímos em Cristo para estarmos em contato com o Senhor de forma intima e interior, não significa que deva haver apenas um ou outro em nossas vidas.

Sobre o louvor, a biblia tem inumeras referencias de que não apenas o homem louva, mas toda a natureza louva a Deus e é testemunha da sua existência (Isaías 44:23 e Salmo 69:34 por exemplo). Em geral o louvor se refere à oferta, aquilo que é entregue ao Senhor.






Um cara chamado Hans Rookmaker, um escritor e especialista  em arte, disse que "a arte é um reflexo da criatividade de Deus, um evidência de que somos criados à imagem de Deus".
Quando Isaias registrou no capitulo 42:13 de cantarmos ao Senhor um cântico novo, ele nos lembra da nossa capacidade criativa de louvar a Deus de novas formas, seja em um arranjo de uma música, letra de uma poesia, uma pintura, ou o seu trabalho sendo bem feito. Claro que com a devida reverencia, ordem e descência.




Nós nos acostumamos a criar um divisão entre o nosso mundo cristão e o mundo diário "lá fora" onde o nosso cristianismo acontece apenas dentro das paredes de um templo ou de uma religiosidade, mas a vida cristã vai além de um templo (não que este não seja importante) e de paradgimas, como disse o proprio Jesus a mulher samaritana(joão 4) acerca do lugar de adoração.

Logo, assim como podemos dizer que um arquiteto nao precisa gravar "joão 3:16" em todas as construções que faça para que seu trabalho seja uma forma de louvar a Deus, assim tambem entendemos que o louvor pode ser direcionado a Deus em tudo o que fazemos, ainda que o evangelho não esteja lá de forma explicita na obra. Um exemplo disso é a seguinte história:









Conta-se que duranto o inicio do periodo da revolução protestante era possivel distinguir quais cadeiras eram produzidas por cristãos e quais não eram apenas olhando em baixo delas. Ai você se pergunta, COMO ASSIM???  Simples, os contrutores entendiam que tudo e realmente tudo o que faziam era para louvar ao Senhor, então eles faziam o seu melhor naquelas cadeiras, e quando se olhava em baixo via-se o acabamento muito bem feito, mesmo em uma area que não é vista com facilidade, enquanto que as outras cadeiras tinham a parte de baixo sem acabamento, sem estofado e sem pintura.



É um história simples que nos mostra como podemos glorificar ao Senho na nossa vida sem precisar apresentar Jesus de forma explícita.

Mas devo ressaltar aqui que é comum haver um pequena disputa em noss meio entre a arte para igreja e arte da igreja. Antes de falar sobre isso deixa eu explicar cada uma delas.


Para igreja -> Aquilo que dá suporte ao ministério da igreja em orar e na palavra como por exemplo tocar piano, cantar, desde o planejamento e arquitetura do templo à execução do culto. Estas decisões e ações devem ser um suporte à oração e a palavra de Deus e não ser uma distração.
Da igreja -> O cristão executando sua função na sociedade como um representante de Jesus. É oartista cristão servindo vocacionalmente ao mundo seja como um arquiteto, pintor, dentista, operário, etc. Ele esta em um ambiente secular executando sua função, louvando ao Senhor através dela mesmo sem ser de forma explicita, mas através do bom serviço e bom testemunho.

Muitas vezes vemos a disputa entre esses dois lados como que quem faz o seu serviço para a igreja diz para o da igreja:

- Você esta se vendendo, não esta sendo fiel ao evangelho!

e o da igreja olha para o para igreja e diz:

- Você nem mesmo esta alcançando o mundo, esta se escondido em um esfera de santidade!


Entenderam as duas visões? e que elas devem andar em conjunto na instituição chamada igreja? E que é preciso ter as duas?

Devemos usar estes dois lados da mesmo moeda chamada evangelho. E se você leu o post anterior sobre adoração você já deve estar entendendo que a vida cristã é continua e crescente e se você percebeu isso então toda a minha dedicação aqui já está recompensada.

Bom, pra fechar quero voltar a questão da criatividade por um instante.

Não precisa ser assim kkkk



 Deus é um Deus de originalidade e criatividade e por isso (espero que concorde comigo) deveriamos estar criando as maiores e mais belas obras de arte pois convivemos em intimidade com Ele e temos liberdade através de Jesus para ter uma relação e um diálogo diário. Eu realmente acredito que devemos sim (ou pelo menos deveriamos), por sermos cristão, ser um canal de referencia em nossa cultura, sermos padrão de qualidade no mundo ao invés de sermos simples imitadores do que está lá fora, de pegarmos tudo o que é oferecido pelo mundo e querermos colocar o nome de Jesus em tudo achando que isso é arte. Nós realmente podemos fazer algo, mesmo que não tenha uma grande amplitude, mas que seja algo municipal ou regional, mas se somos realmante o sal na terra, acredito que está na hora de adicionarmos tempero a nossa cultura (ok, desculpe pelo trocadilho kkkk).


Quero terminar este post perguntando o que nós temos ouvido?      
        temos sido críticos com as letras da músicas ou com as nossas atividades? 
                                     temos acreditado que como igreja somos capazes de mudar vidas?
                                                                                                                       ou o que temos lido? 


Fique com essa canção do PalavrAntiga que a bastante tempo me inspira a buscar fazer sempre mais, para você pensar um pouco durante essa semana na letra dela e nisso tudo que conversamos   ^^    ABRÇ e obrigado o/




Rookmaaker

Eu leio Rookmaaker, você Jean Paul Sartre.
A cidade foi tomada pelos homens.
Na cidade dos homens tem gente que consegue ler,
mas os outros estão néscios pra Ti.

Eu canto Keith Green, você canta o que?
A cidade está cheia de sons.
Na cidade dos homens tem gente que consegue ouvir,
mas os outros estão surdos pra Ti.

Vem jogando tudo pra fora.
A verdade apressa minha hora.
Vem revela a vida que é nova.
Abre os meus olhos agora.

Eu fico com a escola de Rembrandt você no dadaísmo de Berlim.
A cidade está cheia de tinta.
Na cidade dos homens tem gente que consegue ver,
mas os outros estão cegos pra Ti.

Eu monto o paradoxo no palco. Você anda zombando da Cruz.
A cidade está cheia de atores.
Na cidade dos homens tem gente que consegue dizer,
mas os outros estão mudos pra Ti.

Vem jogando tudo pra fora.
A verdade apressa minha hora.
Vem revela a vida que é nova.
Abre os meus olhos agora.

Toda vez que procuro pra mim algo pra ler, ouvir, olhar e dizer,
Senhor sabe o que eu quero.
Não me furto a certeza: és a Vida que eu quero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário