sexta-feira, 14 de setembro de 2012

#Questão 3




"Importa que seus adoradores o adorem em espirito e em verdade"






 Quando estas palavras foram ditas à samaritana, Jesus estava mudando o foco da adoração dela. Lembro de ouvir certa vez do Juninho Afram que "temos o costume de colocar Deus em uma caixa em um quadrado limitado à regras humanas e padrões criados por nós. Somos criados a semelhança dele e não Ele da nossa, isso quer dizer que podemos possuir alguns atributos que Ele tem mas apenas isso. Ele esta acima da necessidade de templos ou sacrificios e a adoração à Ele está além de um lugar, de Samaria, Jerusalém, Meca, Vaticano, catedrais, predios ou montes. O que Jesus mostrou é que segundo diz André Paganelli: "Havia chegado o tempo em que se compreenderia que o que confere genuidade à adoração é a espiritualidade e não o local de culto.

Uma coisa que um pastor me ensinou é que Deus não precisa de nós, e isso me chocou, poxa saber que Deus nã precisa de mim, nunca havia parado pra pensar nisso e por um instante comecei a me ver como desnecessário, mas ele continuou dizendo que se Deus resolvesse acabar com os homens, depois com os planetas, depois com o universo e em seguida acabar com os anjos e só restasse Ele, ainda assim ele seria suficiente, a grande questão é "por que então estamos aqui? por que devemos fazer então?" Porque Ele quer que façamos, Ele nos mantém trabalhando servindo e adorando a Ele porque é isso que Ele quer. Deus quer a nossa adoração, quer que sejamos intimos Dele, que conheçamos a Ele.
Foi ai que eu entendi que Deus não esta interessado nas pessoas para elas cantarem em um pulbito ou pra serem professores na igrea ou pianistas, ou lideres ou ajudarem na arrumação. Deus procura verdadeiros adoradores (Atos 17:24-25)

Resumindo a adoração em espírito cito Charles Spurgeon


"Não é adorando a Deus com hinos e orações, ou nos sentando em certo lugar, ou cobrindo o rosto em certos momentos que nossa adoração se torna aceitável a Ele. A adoração verdadeira está no coração que O reverencia, na alma que O obedece e na natureza interior que chega a conformidade de Sua propria natureza, pela obre do Seu espirito em sua alma". (O pulbito Metropolitano)


Isso seria o Resumo de adorar em Espirito e quanto a adorar em Verdade. Bom, uma certa vez eu estava me questionando acerca desse assunto, o que pode definir o homem? suas ações, seus ideais ou seus principios? E fiquei nisso e perguntando pra Deus o que leva as pessoas a conhecerem a si mesmas e a Deus, e caminhando passei na frente da biblioteca da universidade e vi algo que nunca tinha reparado mas estava ali, a resposta pras minhas perguntas, uma grande parede de madeira com o seguinte escrito nela:






"A verdade vos libertará" (João 8:32)



E fiquei olhando aquilo e por um instante achei engraçado aquela citação numa universidade, mas aquilo estava ali, e na biblioteca então eu entendi o motivo, a verdade naquele caso estava ali dentro, era o conhecimento que ali estava guardado em livros e mais livros e quando Jesus falou aos judeus naquela ocasião sobre esta verdade Ele se referia à sua palavra, ao conjunto de tudo aquilo que foi ensinado acrescentado com o que Ele pregava, esse conhecimento sobre a vida, sobre a sociedade e sobre tantos outros temas está guardado bem ao nosso alcance na Biblia. Lá está não apenas o conhecimento necessário para um vida saudável, feliz e em paz mas tambem lá está a sabedoria que vem de Deus. Sabedoria nesse caso é saber usar o conhecimento obtido.  Além de ser um livro (ou um conjunto deles para os mais sistemáticos heheh) que possui resposta a todas perguntas, sejam elas objetivas ou não. Um grande manual de instruções da vida

(só abrindo um parenteses rapido aqui: eu sempre achei muito belo as palavras de tantos pensadores e livros de auto ajuda mas vejo quando passei a ler a biblia comecei a perceber que tudo o que é mais belo que já foi dito estava lá, com centenas de anos, muitos ditos pensadores simplesmente chegaram a uma conclusão que já existia a muito tempo e por isso acho tão importante a leitura dela, nos faz enxergar quem nós somos e elimina o vazio da existência que tem em nós, pena que poucos se dispoem a estudá-la)

A verdade é o nosso padrão de adoração, o que define  os limites entre religiosidade, liberdade de adorar e padrões eticos e morais da vida em Cristo.


Eu poderia facilmente resumir que adorar em espirito e em verdade é servir ao Senhor de corpo e alma. Isso pra mim já bastaria mas acrescento que tanto trabalhando a favor do Reino quanto buscando sabedoria e conhecimento na palavra.


É isso pessoal, por essa semana ta aí, semana que vem tem mais (eu espero kkkk) até agora to conseguindo manter o compromisso das sextas heheh, que continue assim (^^)/


Nenhum comentário:

Postar um comentário